quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Oficina "Músico Empreendedor" - 2°CONTATO

A Oficina "Músico Empreendedor" foi especialmente preparada para o 2°CONTATO - Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica - da UFSCar. Destinada a músicos e bandas independentes interessados em fortalecer e divulgar seu trabalho através das novas ferramentas de produção musical e da Internet baseando-se em um planejamento estratégico das ações a serem tomadas. Em parceria com o SEBRAE-SP, a oficina visa discutir e promover a necessidade de uma postura empreendedora para os participantes do cenário musical que buscam sua profissionalização, além de proporcionar entre o público e os convidados uma troca de experiências sobre realizações no mercado independente.

A Oficina teve dois módulos. O primeiro módulo contou com uma explanação de um consultor do SEBRAE sobre empreendedorismo, seguido de uma palestra sobre Planejamento Estratégico para músicos e bandas, ministrada por Leonardo Castro do GERCPM (Grupo de Estudos sobre as Redes e Cadeias Produtivas da Música) e Maurício Martucci (baterista da banda The Dead Rocks e Coordenador Musical da Rádio UFSCar). A palestra sobre planejamento estratégico tem como objetivo introduzir conceitos e ferramentas de planejamento estratégico para os músicos presentes. Para isso os ministrantes farão uso de exemplos práticos e vivências de Maurício Martucci com sua banda independente, caminhando sempre paralelamente às etapas e metodologias previstas no PE, explanadas pelo Engenheiro de Produção Leonardo Castro.

O segundo módulo da oficina colocou em debate duas importantes personalidades da música independente nacional: Alexandre Barreto, produtor independente e autor do livro “Aprenda a organizar um show” e Rodrigo Lariú, dono do selo independente Midsummer Madness. O objetivo do debate foi ilustrar as dinâmicas e peculiaridades de dois modelos de gestão em música independente: o modelo de produção independente autônoma e o modelo comercial dos selos e gravadoras.



Por Leonardo Castro dos Reis

Um comentário: