Olá pessoal,
tive o prazer em apresentar o painel referente a nossa mais recente publicação do nosso grupo no evento ENEGEP 2008.
Esta foi nossa primeira publicação, com a participação de cinco autores a saber - Mauro Rocha Côrtes; Leonardo Castro dos Reis; Rachel Pereira Benze; Sven Schäfers Delgado; Felipe Vasconcelos Fontes Rocha Côrtes -
que estão engajados no GERCPM desde o início das nossas atividades de pesquisa em março do ano 2008.
Bom o artigo chama-se "A Cauda Longa e a Mudança do Modelo de Negócio do Mercado Fonográfico: reflexões acerca do impacto das novas tecnologias" em que basicamente são debatidos e sugeridos novos modelos de negócio no mercado fonográfico brasileiro e por que não internacional também.
Sabemos que o dito mercado fonográfico vem passando por uma crise, buscamos assim compreender as transformações que estão ocorrendo e os novos rumo ou direções que as tendências de mudança tendem a construir quanto às atividades que se desenvolvem em torno da 'cadeia produtiva da música'.
Espero que apreciem a leitura, comentários e críticas são bem vindas!
Atenciosamente,
Sven
-------------
Abaixo segue o resumo, as palavras-chave e o link para o artigo completo.
Resumo: A indústria da música é ainda pouco estudada, não obstante sua importância econômica e os desafios que vêm sendo impostos às empresas deste setor, conseqüências, sobretudo, do desenvolvimento tecnológico e da rapidez com que os novos ciclos de inovações ocorrem. O declínio das vendas de música em praticamente todos os países caracteriza uma crise que já promove mudanças profundas nos modelos de negócio dessa indústria. O tradicional modelo de comercialização de música, centrado na venda de suportes físicos gravados (CD/DVD) rapidamente cede espaço a iniciativas que envolvem o comércio on-line de fonogramas digitais e o oferecimento gratuito de conteúdos em sites patrocinados. Outra conseqüência do desenvolvimento, barateamento e popularização de novas tecnologias é o fato de que o mercado de massa está se convertendo num mercado de nichos. Uma grande variedade de produtos cuja oferta, até recentemente, era considerada antieconômica, passou a ser viável. Esse fenômeno, denominado Cauda Longa, tem o potencial de transformar os paradigmas de consumo vigentes. Nesse novo contexto, as gravadoras independentes ganham espaço, devido à sua maior flexibilidade e ao histórico de enfoque em nichos específicos do mercado.
Palavras-chave: mercado fonográfico, inovações tecnológicas, modelo de negócios, cauda longa
link para site do grupo:
http://www.gercpm.dep.ufscar.br/publicacoes.htm
link para download do artigo:
http://cid-dbca3afddfce754d.skydrive.live.com/browse.aspx/Artigos|_publicados/2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário