terça-feira, 5 de agosto de 2008

GERCPM na Feira da Música 2008 em Fortaleza


A 7a Feira da Música de Fortaleza é um evento que reúne toda a cadeia produtiva da música. É uma busca constante na construção de uma rede sólida, integrada, com o objetivo de organizar e desenvolver o crescimento do mercado de música independente no Brasil.
Foi a primeira feira de música independente que surgiu no Brasil em 2002, por uma ação da Prodisc (Associação dos Produtores de Disco do Ceará) .
Reúne grandes marcas de equipamentos, instrumentos, gravadoras, produtoras e editoras de todo o país, para o maior encontro do Norte e Nordeste na área musical. Na Feira entram em pauta discussões que aproximam os profissionais em torno de novas idéias. Gente de todo o Brasil se concentra num emocionante encontro para troca de expressões e experiências, abrindo uma janela para a diversidade cultural desse país maravilhosamente musical.
A Feira da Música 2008 ocorrerá de 20 a 23 de Agosto na cidade de Fortaleza - CE.

O GERCPM em seu primeiro ano de atividade marca presença em um dos maiores eventos voltados para a discussão da Cadeia Produtiva da Música. A doutoranda do GERCPM Rachel Benze será mediadora da mesa de debates "Inovações tecnológicas e Cadeia Produtiva da Música", atividade proposta pela própria doutoranda.

____________________________________

Painel: Inovações Tecnológicas e Cadeia Produtiva da Música

Descrição: O impacto das inovações tecnológicas na cadeia produtiva da música gerando uma significativa redução nos custos de produção e distribuição, além de proporcionar novas possibilidades de ligação entre oferta e demanda através de modelos inovadores de negócios e fortalecimento dos mercados de nicho. Relatos de experiências na internet.

Painelistas:
  • Marília Valle (SP) – Produtora de Conteúdo e Editora de Vídeos do Myspace Brasil
  • Rachel Pereira Benze (SP) - Administradora, Mestra em Eng. de Produção e Doutoranda em Eng. de Produção, Coordenadora e Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre as Redes e Cadeias Produtivas da Música da Universidade Federal de São Carlos.
  • Dagoberto Donato (SP) – Coordenador do Projeto Trama Virtual
Data e Horário:
Dia 23 de Agosto das 14:00 às 16:00
Local:
Auditório do Sebrae

____________________________________

A doutoranda Rachel também estará na programação musical da 7a Feira da Música com sua banda Plano Próximo. A PP se apresenta na quarta-feira dia 20 de Agosto no Centro Cultural Banco do Nordeste.

Para informações sobre a programação da sétima edição da Feira da Música acesse o site www.feiramusica.com.br

3 comentários:

Bruno Ramos disse...

Olá. Gostaria de entrar em contato com um representante do grupo para saber mais de suas atividades. musicaemercadobr@gmail.com

sandro sertao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sandro sertao disse...

olá amigo, sou sandro de teresina piaui e tenho uma banda chamada clinica tobias blues.
estou lendo muito sobre tudo isso que está acontecendo e concordo que o cd fisico pra ser vendido ,comercializado, está com os dias contados.isso certamente será substituido pela venda on line na internet .ou vc vende o cd fisico propriamente dito ou o cd virtual em mp3 ou ate mesmo as musicas separadas tambem em mp3.para tanto vc precisará seguir algumas etapas que estou descobrindo agora.vc deve se cadastrar em um distribuidor como o "cd baby" entre outros e ele vai se encarregar de por sua musica pra vender em varios sites mundo a fora como itunes,raphisody....
mas como fazer pra essa grana que vc ganhou chegue ao seu bolso? se vc tiver uma conta nos estados unidos seria uma boa, mas ninguem tem isso nao.entao vc tem q apelar pra sistemas como o "paypal".vc tera q se cadastrar no paypal por exemplo e "atrelar" seu cartao de credito a ele. sim tem q ter cartao de credito e internacional ao q parece.dai como funciona?
alguem ve seu disco no itunes,gosta e compra ele.ai o itune paga o teu distribuidor que é o cd baby por exemplo, ai o cd baby tira a porcentagem dele q é de 9% e te repassa o resto atraves do teu paypal.ai o paypal faz assim, ele nao tem como te enviar esse dinheiro em especie pra vc pegar com a mao, ele poe esse dinheiro no teu cartao de credito e vc fica com esse credito la no teu cartao q vc pode usar pra comprar oq quiser ou ate mesmo usar esse credito pra abater na conta mensal do teu cartao.
agora, vc fazer seu paypal fazer seu cdbaby,esse sites estao em ingles ,vc tem q ter cartao, pagar 35 dolares pra fazer o cd baby se teu cd q vc vai por a venda nao tiver codigo de barras o cd baby faz um codigo pra vc por mais 20 dolares. quem tem tudo isso pra ao menos pensar em começar esse negocio?esse é o grande problema pra maioria a falta de informaçao e acesso.ok entao digamos q vc segui todas essas etapas,quando tudo isso ai ta pronto? e o teu cd estará disponivel pra venda nos grandes sites internacionais? uns 2 a 3 meses.
vejam só, se vc for ver que artistas brasileiros estao vendendo cds no cd baby,sao pouquissimos e sao os artistas ja consagrados.os artistas desconhecidos q suaram pra fazer um cd de qualidade mais ou menos na maioria nao conhecem ainda essas novas tendencias.
pois bem eu digo,o negocio é vender musica pro mundo,estou fazendo isso com minha banda,nossas musicas estarao a venda nesses sites mesmo daqui a 50 anos.sempre poderá ta entrando uma graninha aqui e acolá com essas vendas.ainda tem gente sonhando em gravar disco, prenssar e vender em loja ou sei la onde ,ainda sonham em ser contratados por gravadoras.td isso estará obsoleto em no maximo 3 anos.gravem ,leiam sobre distribuiçao e vendas na net,ponham suas musicas pra vender pro mundo inteiro, ha sites no brasil q vendem musica como o tramavirtual mas é um site em portugues q nao faz sombra aos grandes mundo a fora. entao assim vc é seu proprio selo,dai vc manda sua musica pra um distribuidor(cd baby) q repassa seu trabalho pra grandes vendedores do mundo.depois a grana retorna e vira credito pra vc no seu cartao de credito.tomara q um dia fique mais facil pra todos. quantos grupos de rap, hip hop daqui do brasil maravilhosos e criativos poderiam estar ganhando dinheiro dessa forma mas muitas vezes nao tem acesso a informaçao e aos meios de concretizar os negocios.
tenho musicas da minha banda em sites q estao la de graça pra serem baixadas mas esse acesso gratis ta com os dias contados.vou atras é desse filão tecnologico q surgiu pra musica .e é pra todos nós .estude aprenda.

sou sandro de teresina pi
http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/ctblues/